Informações

EM CONSTRUÇÃO...
CONCEIÇÃO DO LAGO-AÇU


AS ORIGENS E O SIGNIFICADO DO NOME
Nossa Senhora da Conceição,
 emprestou seu nome ao município.

Antes de se tornar município, o pequeno distrito, localizado a beira do grande lago, era conhecido apenas por Lago – Açu, mas quando alcançou sua emancipação política em 1997, desmembrado de Vitória do Mearim, a população católica, decidiu homenagear Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município, acrescentando parte do nome da Santa ao nome do novo município, que foi registrado oficialmente CONCEIÇÃO DO LAGO – AÇU.

Outrossim, boa parte da população, refere-se a cidade apenas com o nome de Lago – Açu.


AÇU, na língua tupi-guarani, significa “grande”, semelahnte a Upaon-Açu, literalmente “Ilha Grande”, o nome oficial da Ilha de São Luís do Maranhão. Grupos de indígenas dessas etinias habitavam essa região no passado, sempre farta em peixes, caças e frutos da terra. Essas tribos, algumas errantes, foram os que batizaram o lago com o nome Açu (grande) em razão de seu tamanho colossal, o maior da região. O s primeiro colonizadores portugueses fizeram a junção da língua indígena com o português, o nome do lugarejo se tornou por muitos anos Lago – Açu.

CONCEIÇÃO, significa cândida, pura ou intocada. Nossa Senhora deu a Luz ao seu filho Jesus Cristo ainda virgem, imaculada.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE

10 de novembro

GENTÍLICO

Laguaçuense.

POPULAÇÃO

14.428 habitantes.

CARACTERÍSTICAS

Conceição do Lago – Açu é um município maranhense que pertence a Mesorregião da Baixada-Maranhense, fazendo parte inclusive da chama Amazônia Legal, e abriga uma formidável bacia lacustre, com destaque ao Lago Açu. O município tem extensos manguezais, babaçuais, campos inundados, que os ribeirinhos chamam de várzeas e matas de galerias. A fauna é riquíssima e variada, com destaque a anta, aves aquáticas, em alguns lugares, os pescadores afirmar a ainda existirem a onça pintada e o veado, animais que habitaram em grande quantidades num passado não muito distante. O lago – Açu constitui uma região ecológica de distinta importância no Estado do Maranhão e no resto do Nordeste, não só pelo seu potencial hídrico, mas pelo seu papel socioeconômico que representa para a toda a população ribeirinha. No verão, somente no Lago Açu, são pescados até 15 toneladas de peixes por dia.

CLIMA 

O clima tropical é bem visível na vegetação.
A característica climática predominante é configurada como tropical. As temperaturas médias anuais são superiores a 24°C, enquanto os índices pluviométricos variam entre 1500 e 2500mm anuais. Há dois períodos distintos, a partir de dezembro começa as primeiras chuvas, que vão se intensificando nos meses seguintes até junho, quando iniciar o período seco ou “verão”.
Temperatura Média

COMO CHEGAR

Localização

Município da Mesorregião da Baixada-maranhense.



Limites

Viana, Lago Verde, Vitória do Mearim.    

Acesso Rodoviário
BR 316 - Povoado Alto do Acelino.
 Entrada para Lago - Verde e Conceição do Lago - Açu 

O município de Bacabal, há apenas 63 km
 de Lago - Açu, conta com um aeroporto.
 BR 135, BR 316, MA 326.


Distâncias
São Luís – Lago – Açu: pela Br 135, MA 326 312 km, 4 horas e 11 minutos.
O município de Bacabal, há apenas 63 km
 de Lago - Açu, conta com um aeroporto.
Teresina – Conceição do Lago – Açu: BR 316, MA 326, 323 km, 3 horas e 59 minutos.                                                                                                                 
BELÉM – Conceição do Lago – Açu BR 316, MA 326, 666 km, 8 horas e 9 minutos.
Bacabal – Conceição do Lago – Açu, BR316, MA 326, 63 km, 63 minutos.


TURISMO

Resumo

O belo lago merece ser preservado.
O belo lago merece ser preservado.
“Cidades como Conceição do Lago Açú devem ser consideradas relíquias da natureza. Além do belo e grande lago, vários rios perenes cruzam essa terra, servindo como afluente do Açu. Esse patrimônio maravilhoso merece ser preservado. Uma natureza divina, que todos deveriam valorizar”. 





Principais Pontos Turísticos


O Rio Mearim, um dos maiores do Estado,
O Rio Mearim, um dos maiores do Estado,
 corta  Lago - Açu ,
proporcionando vários pontos de banho.

 cruz  Lago - Açu , proporcionando vários pontos de banho.
O Cais, passeio em embarcações rústicas pelo lago, banho no lago, Lago – Açu, Banho nos rios no povoado Regor e Itans, visita ao povoado histórico da Lapela, Terra de Manuel Bequimão, o primeiro homem a lutar pela libertação do Maranhão do jugo português. Próximo a Lapela, foi o berço do Cantador de Bumba-Meu-Boi, Bartolomeu dos Santos, ou simplesmente Coxinho.

EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro

Festejo de São Pedro, Festival Canta-Lago – Açu, Festejo de Nossa Senhora da Conceição, Aniversário da Cidade, Festival do Peixe.


INFORMAÇÕES ÚTEIS

HOTEL DO MARANHÃO: 
Rua do Comércio, Fone,
HOTEL BOM JESUS:
Rua do Comércio, fone

DORMITÓRIO E RESTAURANTE
MA 326 - Menos de 1 km de Lago - Açu

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU






Prédio da Prefeitura

E-mail:

Telefones:

Sites:




INFORMAÇÕES AO TURISTA

O município tem uma rede de hotel bem acanhada, mas está se estruturando, tem o Hotel do Maranhão e o Hotel Bom Jesus, ambos com uma boa acolhida.


Terminal Rodoviário de São Luís 
Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão 
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500
Descida da Igreja Católica: acesso ao Lago Açu

Pescadores retornando da pesca no final da manhã.


ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE
E-mail: http://portaldenoticiasdeconceicaodolagoacu.blogspot.com/
Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS

HOSPITAIS:
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA:
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: http://pt.wikipedia.org/
http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES DA LOCALIDADE

Manuel Bequimão, Coxinho, o político pedetista Manuel Matos, o cantor de Bumba-meu-boi Caeba. Seu Benedito Cruz, Promotor Antônio Dantas, João de Abrão, Antônio Fiscal,

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE

FOTOS DE ALGUMAS RUAS











 FOTOS DE IGREJAS





ESTRADAS

Saída de Lago Verde em direção a Conceição do Lago - Açu (MA316)


 



Povoado Tatajuba - Estrada vicinal que dá acesso aos povoados Olho Dágua e Lapela.





 Entrada do município de Conceição do Lago - Açu

VIDEOS E REPORTAGENS SOBRE O MUNICÍPIO

Uma equipe da TV Mirante de São Luís gravou essa reportagem em 2007 para o progrma Mirante Repórter exibido semanalmente aos sábado. 

1ª parte do vídeo
video

2ª parte do vídeo
video
(autoria e pesquisa: Portal de Notícia de Conceição do Lago - Açu)

8 comentários:

  1. Telefone do Hotel Maranhão: 98-88459035

    ResponderExcluir
  2. É IMPORTANTE LEMBRAR QUE O MUNICIPIO DE CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU FOI CRIADO EM 10 DE NOVEMBRO DE 1994 ATRAVÉS DA LEI N° 6.199 DA MESMA DATA E ANO, COM OS SEGUINTES LIMITES: AO NORTE COM VITORIA DO MEARIM, A LESTE COM ARARI, A OESTE COM COM PIO XII E AO SUL COM COM LAGO VERDE.

    ResponderExcluir
  3. NASCI NESTA TERRA EM 1966, CLARO, MUITÍSSIMO ANTES DE SUA EMANCIPAÇÃO. HÁ MAIS DE UNS VINTE E OITO ANOS, NÃO RETORNO A ESTE MUNICÍPIO. SAUDADES DAÍ...

    ResponderExcluir
  4. eu nasci nessa cidade em 1988; agora estou morando longe, mais sinto saudade desta terra maravilhosa. curtir muito este lago, mais não vejo a hora de retornar, para curtir essas aventuras.

    ResponderExcluir
  5. KLEBER SOBRINHO - São Luís/MA - EU NÃO SOU DE LAGO-AÇU, MAS MEUS FILHOS TÊM ORIGEM, POIS SÃO NETOS DE NEQUINHO MATOS E DONA SOCORRO MATOS (JÁ FALECIDOS). O MUNICÍPIO TEM UMA GRANDE VANTAGEM QUE É O MAIOR LAGO DO NORDESTE. JÁ FAZ MAIS DE TRINTA ANOS QUE EU CONHECI LAGO-AÇU. PRATICAMENTE DE LÁ PRA CÁ, NÃO MUDOU QUASE NADA, POR NEGLIGÊNCIA E FALTA DE INTERESSE DOS PREFEITOS (OU PREFEITA), QUE NÃO INVESTIRAM NO TURISMO. ANTIGAMENTE, A DESCULPA ERA A PÉSSIMA ESTRADA. HOJE, APESAR DO GRANDE BENEFÍCIO DE CONSTRUÇÃO DA ESTRADA, QUE FOI DE INICIATIVA DO SAUDOSO GOVERNADOR JACKSON LAGO, A PEDIDO DO TAMBÉM SAUDOSO MANOEL MATOS, O MUNICÍPIO É CARENTE NA EXPLORAÇÃO DO TURISMO, JUSTAMENTE POR FALTA DE INTERESSE DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO DA PREFEITA MARLY SOUSA, APESAR DE SER GRANDE ALIADA DA GOVERNADORA ROSEANA SARNEY E DO SEU PROTETOR POLÍTICO RICARDO MURAD. O QUE EU TENHO A DIZER QUE FALTA MUITA COISA PARA QUE O MUNICÍPIO SEJA REALMENTE CONHECIDO POR PESSOAS DE OUTRAS LOCALIDADES. LÁ AINDA NÃO EXISTE NENHUM HOTEL DE, PELO MENOS, MÉDIO PORTE. A PREFEITA MARLY SOUSA, PELO QUE OBSERVO, NÃO TEM NENHUMA VISÃO CAPACITADA VOLTADA PARA O TURISMO, POIS SE O TIVESSE, O MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO LAGO-AÇU SERIA CONHECIDO POR TODO O BRASIL E QUEM SABE, POR TURISTAS DE OUTROS PAÍSES. ESSA OMISSÃO DA PREFEITA É LAMENTÁVEL..

    ResponderExcluir
  6. OLÁ GOSTARIA DE UMA INFORMAÇÃO. DE SABER SE ALGUÉM CONHECER UMA MULHER CHAMADA MARIA SEGUNDA QUE MORA OU MORAVA AI EM CONCEIÇÃO.POIS ESSA MULHER E MINHA AVÓ E EU NÃO CONHEÇO ELA.E MINHA MÃE PROCURA POR ELA.POIS ELA MARIA SEGUNDA DEU MINHA MÃE AINDA PEQUENA PARA OUTRA MULHER CUIDAR COM APENAS 20 DIAS DE NASCIDA E MINHA MÃE NÃO LEMBRA O NOME DA MÃE DELA DIREITO SÓ SABE QUE SE CHAMAVA MARIA SEGUNDA.QUE ENTREGOU ELA PARA OUTRA MULHER QUE SE CHAMAVA RAIMUNDA FARIAS LOPES. APELIDO DE DOQUINHAE SEU PAI ADOTIVO SE CHAMAVA ANTONIO FARIAS LOPES.EU O NOME DA MINHA MÃE E MARIA DAS GRAÇAS LOPES OLIVEIRA APELIDO DE GRACINHA.POR FAVOR SE ALGUÉM SOUBER NOTICIA DE MARIA SEGUNDA ME COMUNIQUE.POIS MINHA MÃE QUE MUITO REENCONTRAR - LÓ.E ME CHAMO ELIUDE FILHA DE MARIA DAS GRAÇAS.ESPERO RESPOSTA.OBRIGADO. TELEFONE (62)85576385

    ResponderExcluir
  7. OLÁ MINHA MÃE NASCEU AI MAS FOI EMBORA PARA O PARÁ POIS ELA FOI CRIADA POR OUTRA FAMÍLIA.E AGORA QUE SABER NOTICIAS DA SUA MÃE BIOLÓGICA QUE SE CHAMA MARIA SEGUNDA E SUA AVÓ SE CHAMA DONA DO REIS.SOMENTE E O QUE ELA SABE DESSES NOMES NÃO LEMBRA DO SOBRENOME DE NEM UMA.ELA FOI ENTREGUE PARA OUTRA FAMÍLIA COM 20 DIAS DE NASCIDA.AGORA MINHA MÃE TEM 62 ANOS E QUE NOTICIAS DA SUA FAMILIA BIOLÓGICA.QUE SOUBER DE UMA MULHER CHAMADA MARIA SEGUNDA POR FAVOR ENTRE EM CONTATO CONOSCO.NO TELEFONE (62)85576385 FALAR COM ELIUDE FILHA DE MARIA DAS GRAÇAS APELIDO DE GRACINHA. QUE FOI CRIADA POR DONA DOQUINHA

    ResponderExcluir